A figura do Arcanjo Miguel é uma das mais emblemáticas. Nenhum outro arcanjo explicita tão claramente, em sua imagem, a luta do bem contra o mal.
Para olhar Miguel, sua beleza e sua força, é preciso também olhar para o demônio. Miguel é um arcanjo guerreiro, pronto para a batalha. Usa uma armadura poderosa, além de empunhar uma espada. Miguel expressa a coragem sem limites, que surge quando invocada.
Em quase todas as representações do Arcanjo, o demônio está presente. Ora como um dragão, ora como um homem com expressão maligna e chifres. Para ver o bem na imagem de Miguel, é preciso, obrigatoriamente, olhar também para o mal, dominado sob os pés do Arcanjo.
Alguns elementos visuais chamam a atenção na figura de Miguel, entre eles: a espada, a balança, as asas e as correntes.
A espada de Miguel
A espada é a arma do Arcanjo. O fato de Miguel empunhar a espada demonstra o quão pronto ele está para a luta. A simbologia da espada é clara: não se deve fugir da luta, mas enfrentá-la com coragem.
A balança
A balança representa a justiça, mas não a dos homens; a de Deus, da qual ninguém escapa.
A asas
As asas enormes significam o acolhimento e a proteção para quem precisar.
As correntes
As correntes que o Arcanjo Miguel segura e com as quais amarra o demônio representam os vícios e as fraquezas humanas, que devem ser mantidas sob guarda constante.
Olhar para Miguel é como olhar para dentro de si próprio, onde coexistem o bem e o mal, a bondade e a maldade, a capacidade de fazer o bem e de fazer o mal, ou seja, a dualidade humana.
A estética presente na figura do Arcanjo Miguel vem sendo representada através dos séculos e encanta pelas mensagens de força, coragem e superação.
Sites consultados / Imagens retiradas da Internet sem fins comerciais:
https://cassiooliv.wordpress.com/2014/02/13/salmos-91-escondido-sob-a-protecao-de-deus/
http://www.ofielcatolico.com.br/2001/01/a-corrente-dos-arcanjos-autentica.html
http://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/imagem-de-sao-miguel-arcanjo-significados-e-simbolos.html
Parabéns, Vanisse,
Linda matéria!
abraço.
Bel