Por Ana Maria Carvalho
A exposição individual “POST(e)”, do artista visual André Sheik e com curadoria de Raul Mourão, será realizada no espaço Marquês 456 neste mês de setembro. A mostra apresenta fotografias feitas com telefone celular – realizadas entre 2014 e 2018 – da série “Antropomórfica”. Nas imagens, o artista mistura sua sombra com as de postes da cidade, criando personagens gráficos inusitados.
Raul Mourão, amigo de Sheik e curador da exposição, viu as imagens no Instagram e sugeriu levar a criação artística para a galeria. “Nessa série, Sheik incorpora o nonsense e vai para a rua criar cartoons instantâneos, espalhados nas calçadas da cidade. O fruto disso é um conjunto de estranhas personagens: um padre e sua bíblia, o cachorro de boca aberta e cerveja na mão, um homem de três cabeças, a bolsa da raposa”, comenta Raul.
O humor e a ironia são traços presentes na obra de Sheik, e, segundo ele, a brincadeira com o nome da exposição também leva a pensar na relação das pessoas com a própria imagem nos tempos atuais. “O nome – POST(e) – surgiu no início, e apesar de polêmico, decidimos por ele, porque nos leva a refletir ironicamente sobre a forma como construímos nossa imagem nas redes sociais”, diz o artista.
O resultado será apresentado ao público no espaço Marquês 456, na Gávea, do dia 29 de setembro até o dia 10 de outubro de 2018.
Esta exposição também fará parte do Art Rio 2018 através do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte.
Preview: dia 25 de setembro de 2018, das 16 às 20h
Abertura: dia 29 de setembro de 2018, das 16 às 20h
Exposição: de 30 de setembro de 2018 a 10 de outubro de 2018
Visita guiada e conversa com o artista e curador: dia 06 de outubro de 2018, às 16h
Encerramento: dia 11 de outubro de 2018, das 16 às 20h
Local: Rua Marquês de São Vicente, 456 – Gávea – Rio de Janeiro (RJ)
Biografias:
André Sheik
Nasceu no Rio de Janeiro em 1966. Artista, curador, poeta e músico, dedica-se às artes visuais desde 1999, participou de exposições e mostras no Brasil (RJ, SP, MG, PE, CE, ES, BA, PR), em Portugal, França, Polônia, Suécia, EUA, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Cuba, e já foi sócio de galeria. Atualmente, é editor executivo da revista Concinnitas, do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); pesquisador associado do Núcleo de Tecnologia da Imagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); colaborador em grupo de pesquisa sobre o mercado de arte na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); cursa Bacharelado em História da Arte na UERJ.
Raul Mourão
Raul Mourão é artista plástico, nasceu no Rio de Janeiro em 1967. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e expõe seu trabalho desde 1991. Sua obra abrange a produção de desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, textos, instalações e performances. Com muitas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, também é escritor, curador, produtor de exposições e editor de publicações de arte.
Texto de Ana Maria Carvalho