“Nos territórios onde diferentes sujeitos vivem, habitam, circulam, trabalham, interagem, se configura uma pluralidade de lazeres. Tal dimensão da vida humana, sob a interposição de aspectos culturais, políticos, sociais, econômicos, entre outros, assume diferentes sentidos e significados para os sujeitos no transcorrer dos tempos e dos espaços. Neste sentido, em continuidade ao I Seminário “Cultura, Território e Lazer: Diálogos entre políticas públicas do Brasil e Portugal”, realizado nos dias 1 e 2 de julho de 2019 na Universidade de Aveiro, em Portugal, objetivamos com este II Seminário aprofundar a reflexão de elementos teóricos e empíricos que envolvem o fenômeno do lazer, buscando ampliar seu entendimento em relação aos diferentes territórios e culturas nos quais se materializa, nos âmbitos local-global, com ênfase na relação corpo e cidade.”
Em entrevista, a Profa. Simone Rechia*, idealizadora e coordenadora do GEPLEC** esclarece alguns detalhes sobre os eventos que acontecerão na próxima semana, e fala da importância das parcerias entre o Brasil e Portugal nas áreas que abordam os temas de corpo, cidade e lazer.
Quando foi criado e quais as características do Geplec (Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espaço e Cidade)?
O Geplec foi criado em 2004 e desde então desenvolve ações que buscam articular o tripé universitário do ensino, da pesquisa e da extensão,atuando nas aulas da graduação e pós-graduação, desenvolvendo projetos de monitoria, iniciação científica, atividades de extensão com escolas e projetos sociais, cursos de formação de professores, participando de eventos científicos importantes para a área, buscando sempre refletir acerca das práticas corporais e temas transversais, relacionando-os com as questões emergentes do cotidiano, estimulando pesquisadores que têm interesse nas áreas de lazer, espaço e cidade, oferecendo uma diversidade de saberes que são fundamentais para o crescimento profissional e pessoal dos participantes com reflexos diretos na vida social.
O grupo sempre contou com acadêmicos e profissionais em diferentes etapas de formação, desde estudantes cursando o primeiro ano da graduação até discentes de doutorado, professores e professoras da rede básica de ensino e pessoas de outras áreas e profissões, mas que tem apreço pela temática. Tal diversidade oportuniza a troca de conhecimentos e experiências entre os integrantes do grupo, enriquecendo sobremaneira o aprendizado, a formação e, consequentemente, refletindo na qualidade das ações desenvolvidas no âmbito acadêmico e com as comunidades.
Que formas de colaboração tem o Geplec com o Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio, da Universidade de Aveiro, em Portugal?
A colaboração entre Geplec e Neco acontece de várias maneiras, por meio de publicações científicas conjuntas, pela elaboração de eventos acadêmicos, pelas discussões desenvolvidas nos grupos de estudos em torno dos Estudos Culturais, pelo compartilhamento dos achados das pesquisas realizadas nos grupos. É uma parceria que vem se fortalecendo, intensificada pela minha participação no cotidiano do Neco na ocasião da permanência de um ano como professora visitante na Universidade de Aveiro e, agora, também pela vinda da Profa. Maria Manuel Baptista, coordenadora do Neco ao Brasil para desenvolver atividades na UFPR, como a participação neste evento.
Qual a importância desses eventos?
Tais eventos são de suma importância pois permitem o compartilhamento de ideias e experiências concretas, resultantes de pesquisas, projetos e ações, entre docentes, discentes, grupos de pesquisa e comunidade interessada nos temas da cultura, do corpo, da linguagem, da estética e especialmente do lazer, esta importante dimensão da vida humana que costuma ser colocada em segundo plano e que, sob a interposição de aspectos culturais, políticos, sociais, econômicos, entre outros, assume diferentes sentidos e significados para os sujeitos no transcorrer dos tempos e dos espaços e que, por isso, precisa ser refletida e problematizada.
Eventos desta natureza possibilitam fortalecer os laços acadêmicos e institucionais internacionais, neste caso entre a Universidade Federal do Paraná/Brasil e a Universidade de Aveiro/Portugal e também de outras instituições, como a Unicamp/SP. Além disso, buscamos promover a integração entre docentes e discentes e ampliar o alcance das discussões desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, da linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação – Licores, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR, na linha Aspectos Socioculturais do Esporte e Lazer, e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG.
Qual o objetivo específico da segunda edição dos seminários?
A segunda edição destes eventos tem como objetivo dar continuidade às discussões iniciadas em suas primeiras edições e colocar em evidência as temáticas do lazer, da cultura, do corpo, da linguagem, da estética, buscando ampliar o entendimento de tais temas em relação aos diferentes territórios e culturas e refletir em conjunto de que forma articulam-se e relacionam-se, nos âmbitos local-global, com o meio urbano e as influências exercidas na vida humana.
Que resultados são esperados desses encontros?
Esperamos que tais eventos possam constituir momentos para reforçar parcerias já estabelecidas e também criar novas, perspectivando a evolução do conhecimento científico pelo aprofundamento dos debates em torno dos temas e que as reflexões advindas da participação nestes eventos possam resultar em inspirações para ações que possam realizar mudanças significativas na sociedade.
PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira, 25 de novembro de 2019
08h30 às 09h00 – Credenciamento
09h00 às 10h20 – Abertura / Conferência 1 – Estudos Culturais: a relação entre corpo e cidade
10h45 às 12h30 – Mesa 1 – Lazer e ativismos sociais: o corpo em ação no espaço público
12h30 às 14h00 – Intervalo almoço
14h00 às 15h20 – Conferência 2 – A cidade como território pedagógico: circulando cidadania
15h45 às 17h30 – Mesa 2 – Acesso e acessibilidade: experiências de lazer em questão no meio urbano
Terça-feira, 26 de novembro de 2019
09h00 às 10h20 – Conferência 3 – A cidade e o espaço praticado no âmbito do lazer: olhares da antropologia urbana
10h45 às 12h30 – Mesa 3 – Festivais culturais e turismo: construções materiais e imagéticas no lazer
12h30 às 14h00 – Intervalo almoço
14h00 às 15h20 – Conferência 4 – Processos de socialização infantis em contextos urbanos
15h45 às 17h30 – Mesa 4 – Interesses culturais no lazer dos jovens: do real ao virtual / Encerramento
Local: Anfiteatro 1 do Campus Rebouças da UFPR, em Curitiba.
Confira a programação detalhada no site: https://geplecedf.wixsite.com/g…/ii-seminario-corpo-e-cidade
LINK PARA INSCRIÇÕES: https://forms.gle/aWVz6aeesur6h1Mj9
*Profa. Simone Rechia, possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós Doutorado pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Barcelona/Espanha 2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná ministrando a disciplina de "Fundamentos do Lazer" na Graduação do curso de Educação Física. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na Linha de Pesquisa Linguagens, Corpo e Estética na Educação. Foi Professora Visitante na Universidade de Aveiro em Portugal, no Departamento de Estudos culturais (2018-2019). Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte nas gestões 2013/2015 e 2015/2017. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física 2010-2018. É líder do Geplec – Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em estudos do Lazer e Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e planejamento urbano, Lazer e cultura urbana, Lazer e educação urbana, espaços e equipamentos de esporte e Lazer, Lazer, cidade e políticas públicas.
**O GEPLEC é um grupo idealizado há mais de 10 anos pela Professora Dra. Simone Rechia, que busca refletir acerca das práticas corporais e temas transversais, relacionando-os com as questões emergentes do cotidiano, estimulando pesquisadores que tem interesse nas áreas de lazer, espaço e cidade, oferecendo uma diversidade de saberes que são fundamentais para o crescimento profissional e pessoal dos participantes com reflexos diretos na vida social.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade – GEPLEC
Departamento de Educação Física
Rua Coração de Maria, 92 – Jardim Botânico, Curitiba-PR
Telefone: 3360-4329
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em EDUCAÇÃO
Telefone: (41) 3535-6255 E-mail: ppge.ufpr@gmail.com
Universidade Federal do Paraná – UFPR
https://www.prppg.ufpr.br/siga