O Ensino de Estatística nas Escolas Técnicas de São Paulo – ETC através de projetos interdisciplinares

Mestranda Jaqueline de Oliveira Costa

Profa. Dra. Vivili Maria Silva Gomes

Profa. Dra. Ana Maria Dietrich

 

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo estimular a reflexão de práticas pedagógicas interdisciplinares aos docentes, por meio de destacar o ensino de estatística na prática educativa, focalizando essa modalidade no Ensino Profissionalizante através de utilização de metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades cognitivas a partir de projetos interdisciplinares. A fundamentação teórica está centrada nos aspectos socioculturais que consideram a estatística como disciplina de mesmo valor que as demais já institucionalizadas. Desse modo, dialogaremos com autores e documentos que direcionam o processo de ensino e aprendizagem de estatística em sua abrangência de significações para o aprimoramento do indivíduo como pessoa humana e sua inserção na sociedade e mercado de trabalho. Nessa proposta, iremos também analisar os currículos escolares dos cursos técnicos profissionalizantes modulares e integrado ao Ensino Médio, compreendendo a constituição do ensino profissional, dos fundamentos do currículo integrado e as possibilidades de integração curricular, a partir do ensino de estatística, destacando a importância nesta modalidade de educação.

 

Leia o artigo inteiro aqui

 

Emily Pestana Pegoraro é estudante de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do Centro Universitário Fundação de Santo André, e estagiária do Curso de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do ABC (UFABC), além de colaborar, nas publicações da "Revista Contemporâneos" e da "Revista Contemporartes"

Deixe um comentário