CIVILTÀ E CULTURA ITALIANA NO CENTRO EUROPEU

O Centro Europeu foi fundado em 1991, inspirado nas principais instituições de ensino da Europa e Estados Unidos, e hoje oferece cursos inovadores, completos e de altíssimo nível, que podem durar de três meses a dois anos. Os cursos do Centro Europeu sempre se antecipam às tendências de mercado e todos os professores são profissionais de destaque na área em que atuam.

O modelo de ensino é inovador, essencialmente prático antes de tudo e utiliza os mais modernos métodos e tecnologias. Os cursos de profissões e idiomas do Centro Europeu tem conteúdo de alto valor agregado, o corpo docente é referência em suas áreas de atuação, as  instalações são  sofisticadas e inspiradoras. Tudo isso faz com que ele seja referência no país.

A novidade neste ano é o Curso Civiltà e Cultura Italiana (Civilização e Cultura Italiana) voltado para todos aqueles que querem se aprofundar no idioma e na cultura da Itália, berço do Renascimento, e considerado um dos países mais belos do mundo, um verdadeiro museu à céu aberto, com ênfase na conversação. Para falar um pouco sobre o curso que irá ministrar, o professor Roberto Innocente, respondeu a algumas perguntas esclarecendo dúvidas e pontuando detalhes.

Fórum Romano

CEN – Descreva sua trajetória acadêmica e profissional.

RI – Nasci na Itália em 1957 na cidade de Pádova e vivi na Itália até 2006 ano em que vim para o Brasil a convite do Teatro Guaira para dirigir La Boheme. Na Itália era professor de Artes Cênica para cantores Liricos e de Direção da Opera Lírica e Musical pelos Cursos de “Alta Formazione” no Conservatório de Adria. Me formei na Academia Veneta dello Spettacolo e desde 1987 trabalho profissionalmente como ator, diretor, cenógrafo, dramaturgo. Desde que cheguei ao Brasil criei, junto com amigos brasileiros entre os quais quero lembrar o Luís Melo e a Nena Inoue que me ofereceram o espaço do extinto Ateliê de Criação Teatral, o Grupo Arte da Comédia que, tendo como referência o Teatro italiano e em particular a Comédia dell’Arte, se propõe a fazer uma Comédia dell’Arte Brasil. Com o grupo já ganhamos inúmeros prêmios. Além do teatro, a Ópera Lírica é minha paixão e lembro montagens emocionantes na Ópera de Arame, no Teatro Guaíra e na Capela Santa Maria. Desde que estou no Brasil tentei juntar as duas culturas, a italiana e a brasileira, procurando uma troca contínua que é mesmo o que aconteceu com minha vida.

CEN – Qual o diferencial que você apontaria para o Curso Civiltà e Cultura Italiana?

RI – Este novo Curso se apresenta como uma oportunidade, para quem já está no caminho do aprendizado da língua italiana de ir bem além, entrar na história, na literatura, na poesia, no teatro, na arte, nas tradições, na culinária, na moda, em fim, em todos aqueles assuntos que fazem do meu país um dos mais conhecidos em todo o mundo. Tudo isso “em italiano”, ou seja, a ideia é colocar o aluno na condição de desfrutar da língua, e de seus aprendizados, de um jeito diferente que vai diretamente dentro do cotidiano da vida italiana. Conhecer a cultura de uma nação significa se inteirar na nação mesma, e isso acaba sendo um jeito diferente de completar o estudo de um idioma.

Fontana dei Quattro Fiumi

CEN – O que os alunos (as) podem esperar desse curso? quais as características do mesmo?

RI – O objetivo principal é o de descobrir a Itália em todos os aspectos que fazem desta nação uma referência mundial em muitos setores. Desta forma, os alunos poderão ver a Itália sob uma luz diferente feita não somente de o que chegou até o Brasil no curso dos anos, mas também ampliar o que se conhece da Itália e que fez e faz grande este país. Encontraremos isso principalmente nos aspectos culturais revisitando os grandes momentos da história cultural italiana, e os grandes personagens. Momentos como o Renascimento, como o nascimento da opera lírica, só para dar alguns exemplos, ou o encontro com personagens como Dante Alighieri, Petrarca, Pirandello são passagens que marcaram a história mundial em seu desenvolvimento cultural.

Detalhe da obra A Criação de Adão de Michelângelo, obra ícone do Renascimento (Capela Sistina, Vaticano)

CEN – Que aspectos da civilização e da cultura italiana serão abordados ao longo do curso?

RI – Abordaremos todos os assuntos caracterizantes da cultura e que determinaram a civilidade italiana. Desde os aspectos históricos, como o mundo pré-romano, a antiga Roma, a Idade Média, o Renascimento, até a história da República, passando pela literatura, poesia, arte (pintura e escultura), moda, música, clássica e popular, o teatro, cozinha, as tradições populares, a dança e o baile, cinema e televisão, a divisão geográfica, as cidades, o esporte, a história da família italiana, incluindo as grandes migrações. Um percurso de trezentos e sessenta graus para se ter uma panorâmica o mais completa possível.

CEN – Quais os pré-requisitos para que o aluno (a) possa acompanhar o curso?

RI – O pré-requisito fundamental é ter um discreto conhecimento da língua italiana, pois o curso será exclusivamente nesse idioma (sempre com a possibilidade de ajudas onde necessário). Claro que uma base cultural ajudará a colocar eventos, histórias, personagens num contexto globalizado, mas a tentativa será a de colocar os alunos completamente à vontade, estimular a conversação, a serem ativos no curso fazendo pesquisas, trazendo informações. Um curso completo para quem quer aumentar seus conhecimentos e, sem sair do Brasil, fazer uma longa viagem pela Itália.

Dante Alighieri (1265-1321) e a Divina Comédia

Além desta inovação, o Centro Europeu oferece ainda cursos regulares e intensivos, adotando os melhores métodos de ensino para a  aprendizagem do idioma Italiano de renomadas editoras internacionais e seleciona seus professores entre os mais experientes e capacitados. Segundo o coordenador da área de italiano, prof. Flávio Cardoso, “sentimos cada vez mais necessidade de aprender a falar novas línguas. No entanto, para se tornar fluente nelas, podem ser necessárias muitas horas de aprendizado e não somente ver filmes e seriados  durante o período de férias, é preciso praticar com quem entende, por isso, a importância de um curso de intensivo de idiomas é enorme.

O Centro Europeu conta com uma metodologia moderna e avançada que proporciona aos seus alunos uma verdadeira imersão para desenvolver mais vocabulário  através de aulas direcionadas em que só é permitido utilizar a língua estudada. Os professores possuem uma vasta experiência cultural e linguística, sempre  em constante formação e ajudam a promover maior integração e comunicação entre os alunos sem criar constrangimentos e inibição.

 

Casarão típico italiano, transformado em Café e Livraria.

As aulas de intensivo preveem um contato diário com o idioma sem pausas semanais e torna o aluno muito mais  receptivo à língua estudada. Sua audição começa a se acostumar mais com sua sonoridade. Conversação, expressões cotidianas, ditados populares , falsos cognatos, musica, arte e gramática são aprofundadas  e os alunos podem ainda contar com plataformas online de auto correção para continuar aquilo que esta aprendendo em casa.    

Todo mundo que decide aproveitar os meses de férias para estudar uma língua estrangeira deve antes saber que,a pesar do nome (Curso intensivo de férias), a exigência é grande e o aluno deve estar consciente das suas possibilidades de estudo.Este é o momento de imersão e estudos para quem tem pressa em ganhar fluência, pensando nisso o Centro Europeu traz a proposta de  um aprendizado leve e prazeroso sem perder o foco.

Os intensivos do Centro Europeu acorrem nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, com avanços de níveis para cada idioma que vai do básico ao avançado, de segunda a quinta ou de segunda a sexta  nos períodos da manhã, tarde ou noite.  

A escola conta com uma equipe de professores e funcionários aptos para direcionar  os alunos que se submetem aos testes de nivelamentos oferecidos através do nosso site ou diretamente em uma de nossas sedes”.

SERVIÇO:

Curso: “Civiltà e Cultura Italiana”

Local: Sede Batel do Centro Europeu – (41) 3233 6669
Rua Benjamin Lins, 999 – Curitiba – PR

Data: Início 16 de março 2020 (semestral)

www.centroeuropeu.com.br

 

Tags:, ,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Escreve a coluna INcontros desde 2009. É Co-Editora da Revista​ ContemporArtes e Diretora de Redação do TAK! Agenda Cultural Polônia Brasil. Contato: bel.photographia@gmail.com

Deixe um comentário