Maria Verônica da Silva 1
Leonardo Alcântara Alves 2
RESUMO: A experimentação é uma metodologia indispensável para o Ensino de Química. No entanto, muitas são as dificuldades que impedem a sua utilização. Uma das opções para inclui-la nas aulas é o trabalho com materiais alternativos. Partindo-se deste contexto o presente artigo buscou investigar o que é previsto para os cursos de formação inicial dos professores de Química, no que se refere a experimentação e materiais alternativos. Para isto, utilizamos a pesquisa qualitativa como opção metodológica, através de entrevistas semiestruturadas feitas com discentes do oitavo período da Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus – Apodi. Após a realização das entrevistas verificou-se que os discentes desenvolvem trabalhos com estes enfoques maas que poderia haver um maior aprofundamento devido sua relevância para o Ensino de Química.
Palavras- chave: Experimentação, formação inicial, ensino de Química, materiais alternativos.
Leia o artigo completo clicando aqui.