Experimentação e Materiais Alternativos: Um olhar para a formação inicial dos professores de química

Maria Verônica da Silva 1

Leonardo Alcântara Alves 2

RESUMO:  A experimentação é uma metodologia indispensável para o Ensino de Química. No entanto, muitas são as dificuldades que impedem a sua utilização. Uma das opções para inclui-la nas aulas é o trabalho com materiais alternativos. Partindo-se deste contexto o presente artigo buscou investigar o que é previsto para os cursos de formação inicial dos professores de Química, no que se refere a experimentação e materiais alternativos. Para isto, utilizamos a pesquisa qualitativa como opção metodológica, através de entrevistas semiestruturadas  feitas com discentes do oitavo período da Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus – Apodi. Após a realização das entrevistas verificou-se que os discentes desenvolvem trabalhos com estes enfoques maas que poderia haver um maior aprofundamento devido sua relevância para o Ensino de Química. 

 

Palavras- chave: Experimentação, formação inicial, ensino de Química, materiais alternativos.

 

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Gabriela Nascimento é estudante do Bacharelado de Ciências e Humanidades da UFABC, bolsista do Africanidades e editora assistente da Contemporartes.

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