Arte circense e formação continuada de docentes: Notas de uma experiência na Rede Estadual de Educação no Paraná

Nilo Silva Pereira Netto

Resumo: Apresentamos nesse texto um esforço reflexivo permanente sobre o tema da arte circense na escola, relatando uma experiência de formação continuada de professores e professoras em andamento no âmbito da Rede Estadual de Educação do Paraná, realizada em um centro estadual de capacitação em artes, localizado na cidade de Curitiba. Para esse intento, dividimos essa escrita em duas partes. Na primeira, estabelecemos reflexões sobre os fundamentos didático-pedagógicos para essa experiência. Posteriormente, procedemos uma abreviada descrição da trajetória de propostas formativas para a área de circo no centro de artes em foco, anotando análises e ponderações, limites e possibilidades.

Palavras-chave: formação continuada, arte circense, circo, docência, pedagogia histórico-crítica. 

Leia o artigo completo aqui.

Gabriela Nascimento é estudante do Bacharelado de Ciências e Humanidades da UFABC, bolsista do Africanidades e editora assistente da Contemporartes.

Deixe um comentário