“Gratidão”: ACGB/Vida Urbana inaugura painel de azulejos em homenagem a profissionais da linha de frente em Curitiba.

Com 8 metros de comprimento e mais de 2 metros de altura, o mural feito com 140 peças de cerâmica traz, em destaque, as figuras de onze categorias de trabalhadores sob o título “Gratidão”. Outros sete painéis serão inaugurados até o fim do ano.

Painel foi instalado próximo ao endereço da ACGB / Vida Urbana na Avenida Marechal Floriano Peixoto: homenagem ao motoboy, à médica, ao frentista, ao gari e à policial militar, entre outros.

A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) inaugurou na quarta-feira (30/06), às 10 horas, o primeiro dos oito murais de azulejo em homenagem aos profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, instalado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, próximo à sede da entidade, no centro de Curitiba.

Depois de finalizada a pintura manual, cada uma das peças de azulejo é levada
ao forno de alta temperatura (800 graus), onde permanece por até quatro horas.
O processo de resfriamento dura o mesmo tempo.

O painel de 8 metros de comprimento por 2,10 metros de altura, feito com 140 peças de cerâmica, traz em destaque a palavra “Gratidão” acompanhada das imagens de onze categorias de trabalhadores que exercem atividades essenciais em meio à crise sanitária. Caso dos médicos, cozinheiros, policiais militares, garis, caixas de supermercado, motoboys e carteiros, entre outros.

O desenho foi dividido em partes como se fossem peças de um quebra-cabeça.
Cada parte corresponde a um azulejo de 30cm x 40cm.

De acordo com Deisi Momm, coordenadora da ACGB/Vida Urbana, o trabalho de criação e fabricação do mural teve início em março deste ano. A inauguração, a princípio, deveria ocorrer no mês passado para que coincidisse com o aniversário de 21 anos da associação, mas foi adiada depois que cinco dos dez funcionários envolvidos diretamente no projeto testaram positivo para covid-19.

As peças de azulejo foram fixadas uma a uma. A secagem
da massa de cimento demora cerca de 24 horas.

Na semana passada, três faixas estendidas pela entidade no mesmo local onde foi instalado o painel atraíram a curiosidade de quem passou pela região. Tratava-se de uma campanha publicitária idealizada pela equipe da ACGB, chamando a atenção para a homenagem e, ao mesmo tempo, alertando as pessoas para que observem as medidas sanitárias de combate à pandemia.

A primeira faixa traz uma mensagem de João. Ele reclama da falta de notícias da namorada, se mostra confuso e diz não entender o motivo para o desprezo.

No texto, escrito em preto e vermelho, João e Maria, dois personagens fictícios, trocam mensagens. Ela uma profissional de linha de frente, ele o namorado preocupado por não receber notícias. “Foi uma maneira que encontramos de chamar a atenção para o painel e, ao mesmo tempo, lembrar que, mesmo com a vacinação, os cuidados continuam”, afirmou Deisi.

Em seguida, na faixa ao lado, é a vez de Maria responder. Trabalhadora da linha de frente, a profissão não é identificada, ela censura João pelo drama gratuito, chamando a atenção do namorado para os cuidados que deve tomar.

Segundo a coordenadora, até o fim do ano, outros sete painéis saudando os profissionais da linha de frente devem ser instalados em diferentes pontos de Curitiba, cada um elencando categorias diferentes. “São muitos, e queremos que todos recebam o nosso agradecimento”.

Na terceira e última faixa, é a vez da ACGB/Vida Urbana tomar a palavra e avisar ao personagem João e a todos que estão passando pelo local que Maria “sabe o que diz”. O texto continua: “Foi pensando nela”, uma profissional da linha de frente, que “a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil decidiu prestar uma homenagem”.

Entidade sem fins lucrativos, a ACGV/Vida Urbana é responsável por projetos de recuperação de calçadas, plantio de flores em canteiros públicos, corte de grama e “despichamento” de imóveis na região central da capital paranaense. O trabalho é feito gratuitamente. Em 2019, alpinistas urbanos da associação fizeram a limpeza do obelisco da Praça 19 de Dezembro *, no Centro Cívico, onde está localizada a escultura do “Homem Nu” . O monumento tem 44 metros de altura, o equivalente a um edifício de 15 andares.

Praça 19 de Dezembro, com a mulher e o homem nus, ao centro o obelisco antes da limpeza realizada pelos alpinistas urbanos. Fonte:
https://www.bemparana.com.br/noticia/em-curitiba-alpinistas-urbanos-vao-lavar-o-obelisco-da-praca-19-de-dezembro#.YOJ4NhtKjIU

O custo de instalação do painel na Av. Marechal Floriano Peixoto é estimado em R$ 28 mil. Toda a despesa é absorvida por empresas garantidoras de condomínio, mantenedoras da ACGB. “Desde o salário dos profissionais até os insumos e equipamentos para a preparação e a fixação dos azulejos tudo é custeado pela associação. Não há dinheiro público envolvido”, afirma Deisi.

TEXTO/FOTOS:

Bonijuris – Marcus Gomes (JornalistaEditor)

Rua Marechal Deodoro, 344 – 3º andar – Curitiba – PR

41 3323 4020 / 41 99502 9285 / redacao@bonijuris.com.br

CONTATO COM A IMPRENSA:

Deisi Momm Fonseca – Coordenadora de projetos da ACGB / Vida Urbana

41 3323-7708 / 41 98739-8371 <deisi@acgb.org.br>

Sede da ACGB / Vida Urbana: Av. Mal. Floriano Peixoto, 1400–Centro – Curitiba – PR

*Nota: A Praça 19 de Dezembro – mais conhecida como “A Praça do Homem Nu” (na verdade do Homem e da Mulher Nus) – foi criada com referência à data da emancipação política do Paraná, ocorrida em dezembro de 1853. Nela constam, além de outras obras, duas estátuas em granito de um “casal”, autoria dos artistas paranaenses Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. Fonte: https://curitibaspace.com.br/praca-19-de-dezembro/

Tags:, , ,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Escreve a coluna INcontros desde 2009. É Co-Editora da Revista​ ContemporArtes e Diretora de Redação do TAK! Agenda Cultural Polônia Brasil. Contato: bel.photographia@gmail.com

12 Comments

  1. Wanda Camargo disse:

    Criativo e bem-humorado… precisamos disso atualmente.

  2. Afonso Guerra-Baião disse:

    Show de criatividade! Parabéns aos criadores dos paineis e a Izabel Livski pela oportuna reportagem!

  3. FRANCISCO CEZAR DE LUCA PUCCI disse:

    Que ideia maravilhosa e oportuna. Esses trabalhadores merecem e a cidade deve lembrá-los. Obrigado, Izabel, por informar-nos sobre essa beleza.

  4. André Luiz Reis Mattos disse:

    Que ideia maravilhosa, gratidão a estes profissionais dedicados… muito legal! Ótima a sua iniciativa de compartilhar esta iniciativa.

    • Izabel Liviski disse:

      Obrigada, André! neste país com tanta desolação no momento, vale a pena divulgarmos boas ideias e práticas.

  5. EVERLY GILLER disse:

    Show Izabel! Agradeço por compartilhar esse projeto tão bacana. Só assim pra gente ficar sabendo de atitudes humanitárias em Curitiba.

  6. Thanks for another magnificent post. Where else may anybody get that kind
    of information in such an ideal way of writing?
    I’ve a presentation next week, and I am on the search for such information.

Deixe um comentário