Colunas e colunistas por ordem de postagens na semana
Práxis, Poiésis & Theoria
Mensalmente, sexta-feira.
Márcia Carneiro é professora Doutora do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Imanência e da Transcendência (LEIT) e do Laboratório de Estudos das Direitas e do Autoritarismo (LEDA). Membro do Grupo de Estudos do Integralismo (GEINT).
DEUSAS, HUMANAS E CIBORGUES
Bimestralmente, domingo.
Clarissa de Franco é Psicóloga, Doutora em Ciência das Religiões, com Pós-Doutorado em Ciências Humanas e Sociais. Professora de Pós-Graduação da UNIFAI, Pesquisadora Doutora Colaboradora da Universidade Federal do ABC. Atua há cinco anos como psicóloga na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, voltada à promoção de ações afirmativas e defesa dos direitos humanos, com foco em diversidade e inclusão nas universidades. Foi chefe da Seção Psicossocial da UFABC por dois anos, com atendimento à comunidade, visitas domiciliares, discussão de casos, parceria com a rede pública de saúde, atenção a casos de violência e vulnerabilidade social. Experiência em atendimento a jovens, trabalho com redução de danos, inclusão, saúde comunitária, acessibilidade e deficiência, gênero e direitos humanos. Linhas de pesquisa: 1) Gênero e religião; feminismo islâmico; LGBT e intolerância religiosa. 2) Gênero e Estudos pós-coloniais; 3) Universidade e políticas de inclusão, políticas afirmativas. 4) Tolerância, Laicidade, Direitos Humanos e religião. 5) Psicologia, morte, luto e espiritualidade. 6) Islamofobia, xenofobia e racismo. 7) Ateísmo e espiritualidades laicas. 8) Psicologia, modernidade e religião.
ENTRE RIOS E FRONTEIRAS
Quinzenalmente, sexta-feira.
Airton dos Reis Pereira é graduado em História (2000), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestre em Extensão Rural (2004), pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); e doutro em História (2013), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Filho de camponeses migrantes de Minas Gerais, foi posseiro e agente de pastoral da Diocese de Conceição do Araguaia e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no sul e sudeste do Pará. Atualmente é professor Assistente IV, do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de Marabá. É também professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É autor do livro “Do posseiro ao sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará” (Editora da UFPE, 2015) e possui diversos artigos publicados em revista e em jornais de circulação regional, nacional e internacional.
Andrius Estevam Noronha é graduado em História e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor da Universidade Federal do Amapá no curso de Licenciatura em História e no Mestrado Profissional em História. É integrante do CEPRES – Centro de Estudos Político, Religião e Sociedade. Atua nas seguintes áreas: Imigração alemã no Brasil, História Social das Elites, Ensino de História, História Moderna e Amazônia Colonial.
Geovanni Cabral possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE, Especialização no Ensino de História -UFRPE, Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE – área de concentração História do Norte e Nordeste do Brasil. Tem experiência na área de História Cultural, Brasil Republicano, História da Educação, Ensino de História, Cultura Popular e Patrimônio e Educação à Distância. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e membro do grupo de pesquisa Interpretação do tempo: ensino, memória, narrativa e politica (iTempo – CNPq/Unifesspa). Atualmente vem desenvolvendo pesquisas na área do Ensino de História tendo como eixo investigativo o uso da fotografia em sala de aula e novas linguagens. Autor e coordenador dos livros A história e suas práticas de escrita, editados pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco.
Andrey Minin Martin é Professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa. Doutor em História, pela Universidade Estadual Paulista -Unesp. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá-UEM-PR. Graduado em História, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Tem experiência docente no ensino Básico e Superior, nas áreas de História do Tempo Presente, Brasil Republicano, e Teoria e Metodologia da História. Membro do grupo de pesquisa “A ideia de progresso: dimensões epistemológicas, sociais e históricas”-USP/CNPq. Possui livros e capítulos publicados em edições nacionais e internacionais, ligados aos temas de interesse: História da Ciência, História e Energia Elétrica, Técnicas, Tecnologias e Território, Imprensa, Movimentos Sociais e Memória.
José Brito é professor e historiador da arte da Universidade Federal de Roraima – UFRR, Departamento de Artes Visuais. É professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação – UFRR, da Linha de Pesquisa : Comunicação, Memória e Identidades. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Suas pesquisas concentram-se na área de História da Arte no Brasil e História Social da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da arte e política em Pernambuco, teoria da arte, crítica em arte, história do trabalho e profissionalização dos artistas plásticos na América Latina, profissionalização de artistas plásticos indígenas e imigrantes em Roraima.
VITÓRIAS RÉGIAS
Quinzenalmente, sexta-feira.
Idelma Santiago da Silva é Doutora em História (2010) pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Instituto de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Trabalha com formação de educadores do campo e atualmente realiza estudos de história oral sobre memória, gênero, mulheres e movimentos sociais do campo. É líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira e membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de História Oral (2016-2018). Atualmente, vice-reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Kátia Maria dos Santos Melo Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade da Amazônia (1997), Especialista em Gestão em Política Social pela Universidade Federal do Pará (1999), Mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (2003) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social do Departamento de Serviço Social ? SER/UNB.- Brasília (2016). Professora Efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 2008. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Violências, Tráfico e Exploração Sexual de Crianças, Adolescentes e Mulheres – Violes/SER/UnB e do Grupo interdisciplinar de Pesquisa em Sociedade, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia da UEPA.
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio é graduada em Direito pela PUC-SP (2001-05) e em História pela USP (2002-06,desenvolveu as pesquisas de mestrado e de doutorado no Programa de Pós Graduação em História Social da USP. Com apoio Fapesp, realizou estágio internacional na Yale University (2010-11), como Visiting Assistant in Research. É,atualmente, Professora Adjunta da Faculdade de História (FAHIST) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Também é coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu ” Ensino, Educação Histórica e Direitos Humanos” da FAHIST- Unifesspa.* Ministra cursos nas áreas de História das Américas, História do Brasil e História do Direito (na Faculdade de Direito – FADIR). Tem experiência de pesquisa em Arquivos Nacionais e Internacionais, em especial nos Estados Unidos e Reino Unidos. Os temas de principal interesse estão relacionados à Escravidão e Abolição, Diversidade e Tolerância, Relações de Trabalho e Migrações, Relações Raciais e de Gênero. Líder do grupo * Raça trabalho e poder: africanidades, identidades negras e ideologias na história da Amazônia* – RTP – AINIHA/Cnpq por onde desenvolve o projeto “Circulações Atlânticas, raças, trabalho e migrações em perspectivastransnacionais no século XIX”.
Mirtes Emilia Almeida é doutoranda em História Social da Amazônia pela UFPA, fez graduação e mestrado em História na UFPA. Em suas pesquisas buscou compreender as relações de gênero dentro das comunidades indígenas no sul e sudeste paraense. Trabalha como etnóloga na Fundação Casa da Cultura de Marabá e vem se dedicando a pesquisas sobre a saúde da mulher indígena no período da gravidez, principalmente com os povos Mebengokré- Xikrin, do troco linguístico Jê.
Monalisa Pavonne Oliveira Professora do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Roraima, vice-diretora da Associação Nacional de História (ANPUH) – Seção Roraima, biênio 2018-2019. Formação: doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (2014-2015); mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010); Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005).
CIÊNCIA EM REVISTA
Quinzenalmente, terça-feira.
Ana Maria Dietrich é editora da revista Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades (B2 em Ensino) e da Contemporartes – Revista de Difusão Cultural (B3 em Ensino). É professora adjunta do Bacharelado de Ciências e Humanidades e de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp com o Projeto Traumas de Guerra na Contemporaneidade. Doutora em História pela USP. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). É coordenadora da Pós Graduação Lato sensu Educação em Direitos Humanos (EDH-UFABC) com financiamento do MEC e parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. Autora de diversos livros e artigos, entre eles, Direitos Humanos no chão da escola (UFABC, 2017), Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil (Todas as Musas, 2012) e Caça às Suásticas – O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007). Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino e História da Ciência e da Matemática (UFABC) (Nota 4). Coordena o grupo de pesquisa do CNPQ – Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Direitos Humanos/ UFABC. Coordena o Grupo de Trabalho da Associação Nacional dos Pesquisadores de História, Núcleo Regional de São Paulo, História dos Partidos e dos Movimentos de Direita. Suas pesquisas enfocam os seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Formação de professores, Ensino não formal, Arte e educação e contação de histórias, Gênero e ensino da ciência, II Guerra Mundial, Direita e Extrema-direita, Nazismo e Antissemitismo, Memória, Identidade e Narrativa, Repressão e resistência Política, novas linguagens historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X Canção), Memória dos Paladares, Interdisciplinaridade em Artes e Humanidades.
ECOS DA URBANIDADE
Mensalmente, segunda-feira.
Soraia Oliveira Costa é Mestre em História da Ciência pela UFABC e graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Trabalha com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, as transformações sensíveis, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte…Diretora do documentário”Transformação sensível, neblina sobre trilhos”, sobre a vila de Paranapiacaba, feito com incentivo do MEC/SESu pela UFABC e pelo Centro Universitário Santo André.
NARCISO E O ESPELHO
Mensalmente, quinta-feira.
André Luiz Reis Mattos é Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , Licenciado em História pela Universidade de Uberaba, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Mestre em História Social – linha de pesquisa em História Cultural pela Universidade de Vassouras/RJ. Foi Presidente da Fundação Educacional de Três Rios/RJ, e Professor dos cursos de Pedagogia (História da Educação, História da Arte, Arte e Educação) e Logística (Comercio Exterior) da Faetec de Três Rios/RJ.
CENTRO EUROPEU NEWS
Mensalmente, segunda-feira.
Izabel Liviski é fotógrafa e socióloga, com ênfase na área de Sociologia da Imagem e da Comunicação. Doutora em Sociologia pela UFPR, pesquisa História da Arte, Literatura e Cinema. É professora de Fotografia e de Estudos sobre Meio Ambiente. Escreve a Coluna Incontros na ContemporARTES desde 2009, e na atualidade, é co-editora, na mesma revista.
VEREDAS LITERÁRIAS
Mensalmente, quinta-feira.
Dário Neto, graduado em Letras, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Especialista em Machado de Assis. Autor do Livro de contos Candelabro, publicado pela Editora Metanoia. Atualmente, é professor Colaborador na Universidade Estadual do Paraná em Paranaguá, onde leciona as disciplinas Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Produção de Texto, Metodologia da Pesquisa Científica, Teoria da Literatura e Literatura Universal. A proposta da coluna Veredas Literárias é apresentar um panorama sobre a Literatura, pontuando sua especificidade, isto é, discutir os elementos estéticos que singularizam a Literatura e seus diferentes gêneros. Além disso, propõe-se apresentar relevância nos dias atuais e suas diferentes formas de receptividade. Pretende-se também tratar tanto da Literatura em seu quadro geral, como também de autores específicos e suas contribuições para a nossa riqueza literária. Os diferentes aspectos que singularizam a arte literária serão apresentadas em diálogo com as questões sociais, políticas e humanística dos tempos modernos.
CADERNO DE NOTAS
Mensalmente, quarta-feira.
Lucca Tartaglia é doutorando em Letras Vernáculas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui mestrado em Letras (Estudos Literários) pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (2014) e graduação em Letras (Língua Portuguesa / Literaturas de Língua Portuguesa) pela mesma instituição (2013). É colaborador, como membro estudante, do Núcleo de Estudos Portugueses (NEP) – atuando na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Sociedade – e, como pesquisador, no grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL), linha de pesquisa Estudos de cultura, linguagens e suas manifestações, ambos vinculados ao CNPq.
EDUCAÇÃO & COTIDIANO
Mensalmente, quinta-feira.
Wanda Camargo é graduada em Física e Engenharia Civil, especialista em técnicas de Aprendizagem, mestre em Ciências Geodésicas (UFPR). Professora aposentada da Universidade Federal do Paraná, onde foi Chefe do Departamento de Informática, Coordenadora de Curso e de Extensão, representante de sua classe docente no Conselho de Administração. Atualmente é assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil, onde já exerceu os cargos de Presidente da Comissão Central do Concurso Vestibular e Diretora Acadêmica. É coordenadora dos Projetos UniBrasil Futuro, Academia UniBrasil, UniBrasil nas Escolas e demais projetos culturais. Autora e coautora de diversos livros, todos na área educacional.
PLANETÁRIO
Mensalmente, quarta-feira.
Silmar Leila Santos é doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, leciona a disciplina de História na Educação Básica e diversas disciplinas relacionadas a formação de professores em nível de Graduação e Pós-Graduação. Atua também como pesquisadora e consultora na área de Currículo, Organização, Gestão e Política educacional e na Educação em Direitos Humanos. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Pedagógica na rede municipal de educação de São Paulo e é Professora no curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFABC (Universidade Federal do ABC).
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – UFABC
Quinzenalmente, sábado.
Vanisse Simone é graduada em Direito e Pedagogia, mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atua com diversos temas, entre eles, política educacional, direito da criança e do adolescente, gênero, literatura, gestão escolar e educação superior. É professora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da UFPR e pesquisadora do Observatório da Educação Superior da mesma instituição. É co-editora da Revista Contemporartes desde setembro de 2014.
Cristina Miyuki Hashizume é professora do Programa Strictu Sensu (M/D) em Educação – UMESP e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Educacional do UNIFEO. Mestre (2003) e Doutora (2010) em Psicologia Escolar (USP). Desenvolve pesquisas focando educação, saúde e precarização das condições de trabalho e Direitos Humanos. É autora dos livros “Formação de Pedagogos e Cotidiano Escolar” (2009); Educação e Direitos Humanos: no chão da escola (EDUFABC, 2017); “Trabalho docente e precarização nas relações laborais na educação” (APRIS, 2018) e seis livros paradidáticos em Educação em Direitos Humanos (2019). Autora de artigos em revistas indexadas em Educação e Sociologia, além de nove de capítulos de livros nas áreas de Psicologia e Educação.
Dimitri Sales é advogado. Mestre e Doutor em Direito do Estado (PUC/SP). Professor Titular da Universidade Paulista. Professor Visitante da Faculdad de Derecho da Universidad de Buenos Aires. Presidente do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos (ILADH). Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (CONDEPE). Foi Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.
Irene Franciscato é graduada em Psicologia e Pedagogia, com Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela PUCSP. Especializada na temática de Direitos Humanos pela USP (SP). Tem experiência na formação continuada de professores promovida pelo MEC. Tem experiência na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia da Fundação Santo André (SP) e Faculdades Oswaldo Cruz (SP). Tem experiência na formação continuada de professores em curso de Educação em Direitos Humanos, pela UFABC campus Santo André. Atualmente exerce função de Coordenadora Pedagógica na Educação Básica.
Cecília Prado é docente da Pós Graduação Lato Sensu Educação em Direitos Humanos/ UFABC. Mestre em Educação, História e Filosofia da Educação pela PUC/SP.
COGNITIO SENSITIVA
Mensalmente, quarta-feira.
Marcos H. Camargo é especialista em História do Pensamento Contemporâneo (PUC-PR, 1987). Especialista em Economia e Sociologia (PUC-PR, 1988). Profissional de mercado nas áreas de Comunicação, Publicidade e Marketing. Diretor de Planejamento Publicitário (Banco BAMERINDUS, 1990-1994). Diretor de Marketing Institucional (Associação Comercial do Paraná, 1999-2001). Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP, 2003). Professor de Graduação de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade (UTP, 2004-2006). Doutor em Artes Visuais (IAR-UNICAMP, 2010). Pós-doutor pela Escola de Comunicação (UFRJ, 2015). Professor de Graduação em Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Dança (Campus de Curitiba II – UNESPAR, desde 2006). Coordenador do Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual (2011-2013). Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus de Curitiba II (UNESPAR, 2014-2018). Professor de Pós-graduação stricto senso do Mestrado Profissional em Artes (Campus de Curitiba II, UNESPAR, 2018). Pesquisador nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica. Autor do livro: Cognição estética: o complexo de Dante. São Paulo: Annablume, 2013; e do livro: Formas diabólicas: ensaios sobre cognição estética. Londrina: Syntagma, 2017.
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DIREITOS HUMANOS – UCSAL
Bimestralmente, sábado.
Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti Pós-doutorado pela Universidade de Salamanca (CNPq e CAPES, Brasil), Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Leon (Espanha), Professora e investigadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador, Investigadora associada ao Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e integrante do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Direitos Humanos (NEDH/UCSAL)
ELABORANDO O LABOR
Mensalmente, segunda.
Rodrigo Luis Souza Silva. Psicólogo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2017), especializando-se em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico pelo Instituto Brasileiro de Formação; estagiou na Secretaria Municipal de Educação em Juiz de Fora no Departamento de Apoio ao Estudante; foi monitor das disciplinas “Anatomofisiologia”, “Neuroanatomofisiologia” e “Fundamentos da Avaliação Psicológica” no CES/JF; atualmente é psicopedagogo substituto da Doctum Caratinga.
Tem interesse nos temas: saúde do trabalhador; processos gerenciais; saúde mental; Psicologia Clínica e Psicologia Escolar.
ESPAÇO DO LEITOR, RADAR EDH E DROPS CULTURAL
Nathália Vaccani é graduada em Rádio e TV pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Atua como gerente-administrativa no Curso de Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do ABC – UFABC.
LANGUAGE & CULTURE
Mensalmente
Prof.ª Dra. Raquel Silvano de Almeida, Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de Apucarana. Docente do Curso de Licenciatura em Letras Inglês da Unespar. Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela UEM. Aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional pela Universitat de Les Iles Baleares, Espanha. Mestrado em Educação pela UEM. Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordena projetos de formação (inicial e continuada) de professores de língua inglesa nos contextos da educação básica pública e educação não formal. Coordena o Subprojeto Interdisciplinar Língua Inglesa e Artes Visuais do Programa Residência Pedagógica (em parceria com o Campus de Curitiba I). Publicou, em 2020, o livro “Globalização do Inglês: impactos mercadológicos e reflexos na formação de professores no Brasil”, pela Pontes Editores. Suas áreas de pesquisa e interesse: formação de professores de línguas nos campos político, pedagógico, tecnológico e na perspectiva teórica da pedagogia histórico-crítica.