O poeta Fabio Weintraub, paulistano nascido em 1967, publicou alguns livros de poesia cuja temática principal é a cidade. Em Novo endereço, livro publicado em 2002, o eu-lírico descreve habitantes que se encontram perdidos, arruinados e à margem da sociedade, tentando encontrar um espaço e motivo para viver. Cinco anos depois (2007), o autor, Fabio Weintraub, publicou o livro Baque, no qual há uma intensificação na descrição desses habitantes que se encontravam arrasados e, agora, encontram-se à beira da morte, vivendo em condições sub-humanas.
A intensificação e a forma como o eu-lírico se refere à cidade, nos poemas dessa obra, são impactantes. Ao iniciar pelo título, Baque, já encontramos uma definição radical, uma vez que o vocábulo tem como significado “desastre ou ruina súbita”, “ruído produzido por um corpo que cai”. Além disso, antes de o leitor se deparar com o primeiro poema, encontra duas epígrafes:
“Não me sentia bem, mas disseram que eu estava bastante bem. Não disseram expressamente que eu jamais ficaria melhor, mas estava subentendido” (Samuel Beckett), e “A pior parte é a maior” (Provérbio grego).
A primeira frase, de Samuel Beckett, dramaturgo e escritor irlandês, parece-nos familiar. Provavelmente, habitantes das grandes metrópoles, já ouviram frases semelhantes a essa, devido a problemas econômicos, sociais e, principalmente, por motivos de saúde.
Ademais, podemos inferir que frases como essas têm grandes chances de serem proferidas por um sujeito habituado com uma situação específica e recorrente. Frequentemente, a maioria dos habitantes das grandes metrópoles está acostumada a presenciar cenas que Fabio Weintraub descreve em seus poemas, como roubos, violência física, doenças, e preconceito. Apesar de serem cenas que causam piedade e compaixão, para o eu-lírico, muitas vezes, essas atrocidades humanas passam despercebida, como podemos observar no seguinte poema:
Tardo
Foi quando notei que a linha
da implantação dos cabelos
nela havia recuado
até o alto do crânio
o que marcava ainda mais
as feições masculinas
o avantajado nariz
Os dedos ali na fronte
numa pressão insistente
contra o que parecia
sinal de dor ou cansaço
as unhas muito polidas
sobre a testa oleosa
a distrair nosso olhar
Tudo questão de segundos
o tempo só de pensar
que algo não ia bem
átimo em que se capta
um som de osso quebrado
cheiro de fruta vencida
até que outro passageiro
mais atento e comovido
tocou-lhe o braço e indagou
se ela estava bem
se precisava de ajuda
Um título bastante sugestivo, “Tardo”, estabelece novas relações de sentido, além de um tempo de reação lento, incapaz de solucionar algum acontecimento, quando inicia-se a leitura dos versos do poema. Esses nos possibilitam afirmar que a cena se passa em um espaço público, aonde se encontram mais de um sujeito, compartilhando, inicialmente, apenas o espaço.
O eu-lírico observa fisicamente a mulher que se encontra no mesmo local que ele. Descreve seu rosto, faz juízos de valor quanto as suas feições, observa a posição da mão em relação ao rosto, suas unhas e, por fim, relaciona alguns aspectos da aparência física com uma possibilidade dessa mulher estar cansada ou sentido dor.
Essa característica, que possivelmente é um sinal de necessidade de ajuda, não se mostrou relevante para o eu-lírico que se distraiu em avaliar os aspectos físicos do sujeito. Assim, o eu-lírico, distraído, não reagiu a tempo. Por sorte, havia outras pessoas no local e, uma delas, “mais atenta e convencida”, como observou o eu-lírico, ofereceu ajuda e perguntou à mulher se estava tudo bem.
Ao conjugar o verbo na primeira pessoa do singular, nomeando o poema, (eu) “Tardo”, o eu-lírico reconhece sua falha em não ter tomado nenhuma atitude diante da situação. Além disso, reconhece a presença de um sujeito com um olhar diferenciado, capaz de identificar, com maior precisão, o momento necessário para reação.
Essa situação é bastante comum nos acontecimentos que presenciamos nas metrópoles brasileiras. A individualidade, a presa, a competitividade são elementos, intensificados com a modernização das cidades, responsáveis por proporcionar a falta de convívio, afeto e solidariedade entre os habitantes de uma mesma cidade. Momentos como esses, que poderiam ser considerados como fatores causadores do “choque”, são transformados em “rotina” pelo fato de serem recorrentes. Assim, a experiência do “choque” passa a ser familiar e o sujeito, provavelmente, só será comovido com acontecimentos completamente trágicos, isto é, com o “baque” como ressaltou Fábio Weintraub.
Ao analisar os elementos da modernidade, Georg Simmel considerou que elementos como “pontualidade, calculabilidade, exatidão” (SIMMEL, 1979, p.15) existem na vida do sujeito moderno devido à complexidade da metrópole que juntamente com o dinheiro representam os principais símbolos da modernidade. O dinheiro, meio de troca universal, acentua a individualidade do sujeito e das relações humanas ao mesmo tempo que lhe oferece autonomia e independência, ou seja, seu surgimento proliferou malefícios e benefícios na vida moderna, como explicou Simmel (1998) em O dinheiro na cultura moderna. Assim, o dinheiro é o motivador do homem moderno, pois, além de ser indispensável para sua sobrevivência, possibilita realizar seus mais variados desejos, proporcionando-lhe uma gama de sentimentos como satisfação pessoal e felicidade. Por outro lado, o dinheiro é o causador das inúmeras intrigas sociais, pelo fato de ser “o mais assustador dos niveladores” (SIMMEL, 1979, p.16).
Ainda que essas considerações de George Simmel façam referência à modernidade, o dinheiro continua sendo o grande responsável pelas desigualdades e injustiças encontradas nas cidades brasileiras contemporâneas, apresentando-se como o fator determinante de inúmeros problemas sociais. Devido a ele, o qual não permite o ato de “tardar” para recebê-lo, prevalece a ausência, a falta de sensibilidade e solidariedade do sujeito que vive a “tardar” em prol da rotina capitalista.
Referências Bibliográficas
SIMMEL, Georg. A Metrópole e a Vida Mental. In: Velho, Otávio Guilherme (org.), O Fenômeno Urbano. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979, p.11-25.
____. O dinheiro na cultura moderna. In: SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold (orgs.) Simmel e a Modernidade. Brasília: Unb, 1998. p. 109-117.
WEINTRAUB, F. Baque. São Paulo: Editora 34, 2007.
Prezada Bruna Cunha, agradeço-lhe a leitura detida do meu poema e o interesse por meu trabalho. Observo apenas que houve um erro na transcrição do poema, no quarto verso de baixo para cima, cuja última palavra não é “convencido”, mas “comovido”. Se for possível, peço que retifique esse erro. Desde já, agradeço-lhe.
Atenciosamente,
Fabio Weintraub
Muito obrigada pela leitura do texto e peço desculpa quanto ao erro ortográfico. Gostei muito do livro Baque e, por isso, farei mais uma postagem com algumas considerações de outro poema.
Agradecida,
Bruna Cunha.