Um convite para sonhar, CONTOS é o novo trabalho da Cia Ilimitada montado em parceria com a OABS (Orquestra à Base de Sopro de Curitiba). O trabalho leva ao palco contos da tradição oral com música executada ao vivo pela Orquestra. A estreia será dia 14 de setembro (sábado), às 20h, no Teatro José Maria Santos.
A temporada segue até dia 29 de setembro, sempre aos sábados, às 20h e domingos, às 19h. Entrada gratuita. Embora a classificação seja livre, o trabalho é voltado mais para o público jovem, a partir de 10 anos, e adulto. Além das apresentações abertas o projeto prevê 14 apresentações fechadas para público dirigido das escolas públicas e outras instituições.

Foto: Marcelo Almeida
A montagem reúne narrativas que fazem parte do imaginário universal, suscitam interesse, conflitos, perguntas, anseios permeados pelas complexidades da vida. São velhas histórias adaptadas que buscam instigar a imaginação e a reflexão. Como se faz para ser feliz? É a questão comum presente nas histórias escolhidas. Elas são alimento para a alma, fragmentos de mapas, sinalizam caminhos e encorajam o desenvolvimento do indivíduo.
“Ao contar essas histórias universais, rapidamente entramos em contato com nossa essência ancestral. Algo que está no centro de nossa cultura e é comum a todos. Nossos anseios e medos, nossa busca pela felicidade, nossa necessidade de revelar a verdade. Uma verdade que está dentro de todos nós e, por isso, pode ser compartilhada sem nunca ser subjugada.

Foto: Marcelo Almeida
Por anos e anos essas histórias foram oralmente transmitidas, contadas, reinventadas e hoje temos a oportunidade de atuar como um elo, contando e semeando para que elas sigam vivas por muito e muito tempo”, explica Marcio Juliano, diretor do espetáculo.
O projeto reúne um time de artistas do cenário teatral e da música com ampla trajetória na cidade. Além da direção de Marcio Juliano, que também compõe o elenco e é o responsável pela dramaturgia, a equipe artística é formada por antigos e atuantes parceiros da Cia Ilimitada, como Sérgio Albach, regente da Orquestra à Base de Sopro, que assina a direção musical e o premiadíssimo iluminador Beto Bruel.

Marcel, Glaucia e Marcio. Foto: Marcelo Almeida
As composições são de Davi Sartori, Gilson Fukushima e Albach. A assistência de direção e a preparação corporal é de Mônica Infante. O elenco, além dos 17 músicos da OABS, conta ainda com a atriz Glaucia Domingos e o ator Marcel Szymanski.
Sobre a OABS
A realização de um espetáculo de teatro com música ao vivo é um desejo antigo da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (OABS). O grupo formado há 19 anos é especializado em música popular brasileira e carrega em seu currículo mais de 30 programas realizados com convidados ilustres como: Maria Rita, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, Emílio Santiago, Nelson Ayres, Joyce Moreno, Vocal Brasileirão, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, Itiberê Zwarg, Nailor Proveta, Roberto Sion, Mauro Senise e Laércio de Freitas.
Este projeto inédito no currículo da OABS vem ressaltar a versatilidade deste grupo que já tem um espaço de destaque no cenário da música instrumental brasileira. “A ideia vai além de compor uma trilha sonora para as histórias, mas sim trazer aos espectadores um rico universo de sonoridades, matizes e possibilidades que uma orquestra de sopro é capaz. O espetáculo resultou ousado, repleto de surpresas e encantamento”, declara Sérgio Albach. “Contos é um projeto que além de aproximar o público da música, sim, convida o espectador a sonhar”, conclui.

Foto: Marcelo Almeida