CONTOS, UM CONVITE PARA SONHAR…

Contos da tradição oral com música executada ao vivo pela OABS (Orquestra à Base de Sopro de Curitiba) estreia no dia 14 de setembro, no Teatro José Maria Santos, em Curitiba.

Um convite para sonhar, CONTOS é o novo trabalho da Cia Ilimitada montado em parceria com a OABS (Orquestra à Base de Sopro de Curitiba). O trabalho leva ao palco contos da tradição oral com música executada ao vivo pela Orquestra. A estreia será dia 14 de setembro (sábado), às 20h, no Teatro José Maria Santos.

A temporada segue até dia 29 de setembro, sempre aos sábados, às 20h e domingos, às 19h. Entrada gratuita. Embora a classificação seja livre, o trabalho é voltado mais para o público jovem, a partir de 10 anos, e adulto. Além das apresentações abertas o projeto prevê 14 apresentações fechadas para público dirigido das escolas públicas e outras instituições.

Foto: Marcelo Almeida

A montagem reúne narrativas que fazem parte do imaginário universal, suscitam interesse, conflitos, perguntas, anseios permeados pelas complexidades da vida. São velhas histórias adaptadas que buscam instigar a imaginação e a reflexão. Como se faz para ser feliz? É a questão comum presente nas histórias escolhidas. Elas são alimento para a alma, fragmentos de mapas, sinalizam caminhos e encorajam o desenvolvimento do indivíduo.

“Ao contar essas histórias universais, rapidamente entramos em contato com nossa essência ancestral. Algo que está no centro de nossa cultura e é comum a todos. Nossos anseios e medos, nossa busca pela felicidade, nossa necessidade de revelar a verdade. Uma verdade que está dentro de todos nós e, por isso, pode ser compartilhada sem nunca ser subjugada.

Foto: Marcelo Almeida

Por anos e anos essas histórias foram oralmente transmitidas, contadas, reinventadas e hoje temos a oportunidade de atuar como um elo, contando e semeando para que elas sigam vivas por muito e muito tempo”, explica Marcio Juliano, diretor do espetáculo.

O projeto reúne um time de artistas do cenário teatral e da música com ampla trajetória na cidade. Além da direção de Marcio Juliano, que também compõe o elenco e é o responsável pela dramaturgia, a equipe artística é formada por antigos e atuantes parceiros da Cia Ilimitada, como Sérgio Albach, regente da Orquestra à Base de Sopro, que assina a direção musical e o premiadíssimo iluminador Beto Bruel.

Marcel, Glaucia e Marcio. Foto: Marcelo Almeida

As composições são de Davi Sartori, Gilson Fukushima e Albach. A assistência de direção e a preparação corporal é de Mônica Infante. O elenco, além dos 17 músicos da OABS, conta ainda com a atriz Glaucia Domingos e o ator Marcel Szymanski.

Sobre a OABS

A realização de um espetáculo de teatro com música ao vivo é um desejo antigo da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (OABS). O grupo formado há 19 anos é especializado em música popular brasileira e carrega em seu currículo mais de 30 programas realizados com convidados ilustres como: Maria Rita, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, Emílio Santiago, Nelson Ayres, Joyce Moreno, Vocal Brasileirão, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, Itiberê Zwarg, Nailor Proveta, Roberto Sion, Mauro Senise e Laércio de Freitas.

Este projeto inédito no currículo da OABS vem ressaltar a versatilidade deste grupo que já tem um espaço de destaque no cenário da música instrumental brasileira. “A ideia vai além de compor uma trilha sonora para as histórias, mas sim trazer aos espectadores um rico universo de sonoridades, matizes e possibilidades que uma orquestra de sopro é capaz. O espetáculo resultou ousado, repleto de surpresas e encantamento”, declara Sérgio Albach. “Contos é um projeto que além de aproximar o público da música, sim, convida o espectador a sonhar”, conclui.

Foto: Marcelo Almeida

Sobre a Cia Ilimitada

A Cia Ilimitada foi criada em 2005, em Curitiba, pelo cantor, produtor, ator e diretor teatral Marcio Juliano e pela atriz e jornalista Glaucia Domingos, companheiros em trabalhos realizados nos últimos vinte anos. Além de conceber e produzir seus próprios projetos, realiza produção local para diversas companhias. Alguns trabalhos próprios: Noël, No Samba, Tempo de Voo, Noite de Reis.

Este projeto é uma realização da Cia Ilimitada e foi incentivado pela Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO:
Espetáculo teatral CONTOS com a Orquestra a Base de Sopro de Curitiba
Data e horário: de 14 a 29 de setembro (sábados, às 20h e domingos, às 19h)
Local: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 – São Francisco)
Telefone: 41 3324 8208
Ingresso: gratuito
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Realização: Cia Ilimitada

CONTATOS:

Produção
Marcio Juliano da Silva
marciojulianocontato@gmail.com
41 99902-5147

Assessoria de Imprensa:
Glaucia Domingos
glauciadomingos@hotmail.com
41 99909-7837

Ficha Técnica

Concepção, Dramaturgia e Direção: Marcio Juliano
Direção Musical: Sérgio Albach
Composições: Davi Sartori, Gilson Fukushima e Sérgio Albach
Iluminação: Beto Bruel
Assistência de Direção e Preparação Corporal: Mônica Infante
Operação de Som e Luz: Tiago Bruel
Cenário: Cia ilimitada
Direção de Produção: Marcio Juliano
Assessoria de Imprensa e Produção: Glaucia Domingos
Fotografia: Marcelo Almeida
Design Gráfico: Adriana Alegria
Captação de Recurso: The Way
Elenco: Glaucia Domingos, Marcel Szymanski, Marcio Juliano e Orquestra à Base de Sopro de Curitiba.

A Orquestra à Base de Sopro de Curitiba é composta por:

Direção Artística: Sergio Albach
Assistente de Direção: Davi Sartori

Sebastião Interlandi Júnior / Claiton Rodrigues – flauta transversal
Jacson Vieira / Otávio Augusto – clarineta
Sérgio Albach – clarone
Sérgio Freire / Victor Gabriel / Aloíso de Pádua Jr – sax alto e sax tenor
Ozeias Costa / Douglas Chiullo – trompete
Rodrigo Viccaria Brasão – trombone
Bruno Brandalise – eufônio
Davi Sartori – piano (teclado)
Mario Conde – guitarra
Thiago Duarte – contrabaixo acústico
Luis Rolim – bateria e percussão

Produção da OABS – Elizabeth Carlos
Contrarregra da OABS – Mario de Oliveira e Caio Henrique de Oliveira
Copista – Zé Gomes

Composições Musicais

A Ilha – Gilson Fukushima
A Pele da Alma – Davi Sartori
O Sábio e o Rei – Marcio Juliano, com Arranjo de Gilson Fukushima
O Comprador de Sonhos – Sérgio Albach

Tags:, , ,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Escreve a coluna INcontros desde 2009. É Co-Editora da Revista​ ContemporArtes e Diretora de Redação do TAK! Agenda Cultural Polônia Brasil. Contato: bel.photographia@gmail.com

Deixe um comentário