“Os drones, criados inicialmente para missões militares e de espionagem, vêm ganhando utilizações das mais variadas no mundo corporativo e social — até para gravação de vídeo em casamentos. Na construção civil, as pequenas aeronaves não tripuladas, também chamadas “vans” (na sigla em inglês), são consideradas soluções viáveis para reduzir o tempo de obras e fornecer informações para os softwares de edificações.”
A escola de profissões Centro Europeu, de Curitiba (PR), por meio da sua nova plataforma de cursos à distância, a Live School (https://liveschool.centroeuropeu.com.br/) – está oferecendo o curso “Serviços Técnicos com Drones”. As aulas serão ministradas ao vivo nos dias 22, 24, 29 de junho e 01, 06 e 08 de julho, das 19 às 22horas e ficarão disponíveis para os alunos por 60 dias.
Pilotos de drones profissionais e interessados em entrar neste mercado que está em pleno crescimento têm a opção de começar um curso online e ao vivo de curta duração, na próxima semana, dia 22 de junho.
Entre as disciplinas do curso estão o universo dos drones profissionais, o uso de drones no setor imobiliário, drones para acompanhamento de obras, introdução ao tratamento profissional de imagens, inspeções com drones, entre outras. A grade curricular foi pensada para ampliar as oportunidades de pessoas que gostam de tecnologia e também para os profissionais que já atuam com pilotagem de drones.
Aplicabilidade na construção:
- Mapeamento da área construída: os drones possibilitam que o engenheiro civil consiga traçar uma “visão” para além do projeto no papel;
- segurança: com os drones na construção civil torna-se viável identificar falhas ou erros com antecedência. Dessa forma, cria-se uma espécie de “proteção” para o desenvolvimento da obra e dos funcionários empenhados nela;
- progresso da obra: com as capturas de imagens feitas pelo drone o processo de desenvolvimento de obra pode ser acompanhado sem quaisquer impedimentos;
- monitoramento dos operários: as imagens dos drones são desenvolvidas em tempo real, por isso, com eles, também torna-se possível monitorar o trabalho dos operários;
- facilidade em realizar inspeções e análises estruturais: a tecnologia implantada nos drones permite uma visão precisa e ampla da estrutura local. Devido a isso, é como se a pessoa estivesse observando a construção de forma bem próxima. (Fonte: https://itarc.org/drones-na-construcao-civil/)
O supervisor do curso, o geógrafo, pesquisador e profissional da tecnologia drones, Alexandre Scussel, explica que o mercado está em amplo crescimento e que, com a pandemia do coronavírus, novos setores passaram a utilizar drones para vistorias, entregas e fiscalizações.
“A crise está gerando novas áreas de atuação. Sabemos que será necessário muitos profissionais capacitados e o objetivo é ensinar os alunos sobre como desenvolver soluções altamente especializadas e gerar valor por meio de dados captados com aeronaves remotamente pilotadas”, explica Scussel.
NOVOS MERCADOS – O curso também é voltado para profissionais ligados às áreas de engenharia, arquitetura, seguradoras, construtoras, corretores de imóveis e todos os interessados em obter retorno rápido do investimento. “A vantagem do curso online é que ele não tem barreiras e, neste caso, trata-se de uma especialização de alto nível para atender demandas de um mercado que se mantém ativo, mesmo na crise”, finaliza Alexandre.
SERVIÇO
Curso “Serviços Técnicos com Drones”
Data das aulas: 22, 24, 29 de junho e 01, 06 e 08 de julho
Horário: 19 às 22horas
Inscrições : https://liveschool.centroeuropeu.com.br/cursos/servicos-tecnicos-com-drones/
Andreza Rossini – Assessora de Imprensa
Comunicore – Comunicação e MKT
41 – 99925.1169 / 41 – 3343.4797