Geovanni Cabral/ Unifesspa
É um Tempo de Guerra. É um tempo sem Sol… (Edu Lobo)
A primeira vez que escutei o nome Marabá foi na aula do professor Jorge Siqueira, na disciplina “Seminário de Tese”, quando um amigo do doutorado, o professor Airton Pereira, ao expor sua pesquisa nos relatou os embates da luta pela terra no sul e sudeste do Pará. Lembro que projetou um mapa da região Norte, focando o estado do Pará, precisamente o município de Marabá, com vários círculos de tonalidade vermelha, representando os locais de conflitos, marcados por extrema violência, violação aos direitos humanos e assassinatos de trabalhadores rurais. A princípio, tecemos comentários, elogiamos seu percurso metodológico, as fontes documentais e a relevância da pesquisa em curso. Não tinha a ideia da dimensão do que tudo isso representava para a região Norte do País. Mesmo trabalhando com turmas do Ensino Fundamental e Médio, em disciplinas de História ou Geografia, os livros didáticos silenciam esses conflitos. Muitos põem uma pequena nota de forma superficial. Passaram-se alguns anos. Em dezembro de 2016, aporto na cidade de Marabá para poder participar da seleção no curso de História da Unifesspa. Estava na cidade dos “círculos” vermelhos, aquela de que, anos atrás, ouvi falar, permeada de histórias violentas e marcada pelos conflitos no campo.
Meses depois, estou tomando posse na universidade e migrando para a região. Olhos fitos e atentos aos sinais, estava diante do novo, de uma outra temporalidade. Ao mesmo tempo, um estrangeiro, como bem descreve Caetano Veloso em uma de suas letras. Perdido em suas folhas. Estava na Folha 31? Não. Na folha 28? Não sei. Uma cartografia que não conhecia e uma Transamazônica para desbravar. Era um retrato de uma Brasil que não conhecia. Foi nesse contexto que comecei a entender um pouco essas dinâmicas territoriais na Amazônia Oriental brasileira, percorrendo suas ruas, alguns municípios, aldeias indígenas e assentamentos. Assim como o cheiro da fumaça provenientes das queimadas, em pleno verão amazônico, o calor escaldante que nos impele às margens dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Mas, também da luta dos trabalhadores rurais, das inúmeras famílias que sonham com um pedaço de terra para poder viver, plantar, morar e criar seus filhos.
Comecei a perceber o poder voraz e dilacerante das motosserras, ceifando as árvores para dar lugar ao agronegócio. Das injustiças cometidas por latifundiários, fazendeiros e pistoleiros se apossando de terras públicas, marginalizando e retirando à força famílias, crianças e idosos, destruindo suas casas e plantações. Em uma dessas minhas andanças, escutei grupos de jovens cantando com sorrisos e determinação a letra Eu vivo num tempo de Guerra. O espaço era um acampamento da juventude do MST, na curva do “S”, lugar de memória, lágrimas e dor. Relembravam o massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996. Aquilo foi como a passagem de um cometa em meus neurônios; lembrava de minha coleção. Uma canção forte, precisa, letra de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri , cantada por Maria Bethânia no seu show Opinião de estreia no Rio de Janeiro, em 1965, e gravado em vinil, em 1967. O Brasil vivia um Tempo de Guerra, os militares ditavam as regras, a ordem e a desordem.
E esse Tempo sem sol, esse tempo de guerra permanece vivo, presente e atuante, nos gritos das famílias que são expulsas de suas casas, nos choros das crianças que seguram as mãos de seus pais e percorrem os caminhos escuros dentro do mato, dos idosos que nem sempre conseguem alcançar seus filhos. São sombras do fogo que consomem suas memórias e suas histórias, que queimam a vida e o alimento, aos olhos da negligência dos poderes públicos. Esse Tempo de Guerra não passou; a letra volta em outros contextos, em outros “regimes de historicidades”, utilizando a expressão de François Hartog.
Antes de ser sem-terra, eu sou gente, sou um ser humano (Poliana Barbosa, novembro 2017, assentamento Hugo Chaves)
Foi assim na madrugada de sábado, dia 28 de julho de 2018. O Tempo de Guerra mostrou sua face outra vez. Famílias do assentamento Hugo Chaves retornaram à Fazenda Santa Tereza e foram surpreendidos por “pistoleiros” e policiais militares armados que, furiosamente, saíram tacando fogo nas casas, destruindo plantações e expulsando mais de 450 famílias da localidade, conforme relatam alguns sites de notícias, como o G1 – Pará e o Rede Brasil Atual. “Sem lenço e sem documento” essas famílias estão acampadas no Assentamento 26 de Março, sobrevivendo da solidariedade de doações e de grupos que estão se mobilizando para ajudar. A violência se fez presente no ímpeto de homens armados que não pouparam objetos, casas, móveis, documentos e, muito menos, crianças; defendendo os interesses do latifundiário Rafael Saldanha, que em dezembro de 2017 teve o direito reconhecido pela justiça local de reintegrar as terras de sua fazenda.
O conflito, nesse espaço geográfico, estende-se desde o dia em que famílias sem terras, vindas de várias localidades, como Marabá, São Domingos, São João e Itupiranga chegaram às terras da Fazenda Santa Tereza e as ocuparam. Era 8 de junho de 2014. Segundo o MST, essas terras foram griladas e deveria entrar na lista da Reforma Agrária um gargalo que se perpetua no sul e sudeste do Pará, desde a década de 1970, tornando a região uma das mais violentas do País em termos de conflitos agrários.
De 2014 a 2017, essas famílias vêm sendo perseguidas e ameaçadas, e tiveram casas e roças incendiadas, mas sempre resistindo e buscando, junto às autoridades locais e nacionais, meios legais de permanecerem na localidade tomando conta da terra. Na entrevista de Polliane Soares, em 12 de novembro de 2017, publicada no canal Youtube, essa se mostrava preocupada com a ordem de despejo para dezembro do mesmo ano e relatava que o assentamento dispõe de escola municipal, inclusive mantida com recursos municipais, área de produção de farinha, arroz, abóbora, lavouras de subsistência, importantes para o sustento das famílias — produtos e frutos da terra, que eram negociados na Vila Sororó e na cidade de Marabá. Apreensiva com o despejo anunciado, indagava como deixar tantas crianças sem escola, idosos ao relento, lavouras e plantações para trás? Para onde ir? O que dizer para sua filha?
Polliane relata na entrevista que “[…] as pessoas perguntam porque estão no acampamento? Estamos no acampamento porque não temos condições de morar na cidade, porque não temos condições de comprar um pedaço de terra.” E continua: […] a gente está no acampamento porque a gente sabe do caso de Santa Tereza, nós sabemos que a Santa Tereza é uma terra pública e foi grilada pela família Saldanha e nós não estamos aqui reivindicando área particular, estamos aqui reivindicando área pública, área do estado, área que deveria ter sido destinado para a Reforma Agrária, para assentar essas famílias que não têm condições de comprar essa terra, nós estamos aqui porque nós somos despossuídos, não estamos aqui porque não temos condições de criar nossos filhos na cidade. (Entrevista publicada por Luana Almeida no Yuotube).
As palavras de Polliane têm várias implicações e desdobramentos. Sinaliza o porquê dessa migração em busca de um pedaço de terra, dos enfrentamentos políticos, do sonho pela terra e por uma moradia digna para seus filhos e para a comunidade Hugo Chaves. O que se configura nesse campo de batalha não é apenas o uso e ocupação da terra. Não podemos esquecer as inúmeras famílias que lutam por seus direitos e por dignidade frente aos poderes, mandos e desmandos, de latifundiários, fazendeiros ou pistoleiros.
Poucos dias após a entrevista, a família Saldanha conseguiu na justiça o direito de reintegração de posse de suas terras. Famílias, sem teto, sem casa, em pleno mês de dezembro de 2017 foram obrigadas a pegar seus pertences, deslocar-se e montar o Acampamento no 26 de Março. O lamentável de tudo isso é ver os órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), a Polícia Militar e o Judiciário compartilharem o silêncio diante do despejo e de suas consequências. Daí a frase que abre essa sessão “Antes de ser sem-terra, eu sou gente, sou um ser humano”, trecho da última parte da entrevista de Polliane Soares, chorando e emocionada diante do descaso governamental, da marginalização, da negligência dos poderes locais. Durante o despejo que se concretizou, eles deixaram para trás, casas, sonhos, memórias de alegrias eafetividades.
Sendo obrigados a saírem por ordem judicial, seguiram em retirada para o Assentamento 26 de Março. Diante da falta de resposta para essas famílias por parte dos poderes públicos, eles retornaram na última quinta-feira, dia 26 de julho. Não tardou para a violência bater à porta outra vez e mostrar sua cara. Obrigados a saírem da fazenda Santa Tereza, na madrugada do dia 28, homens armados proporcionaram medo e revolta. Foi um cenário de Tempo de Guerra, de fato sem sol — era noite de lua cheia. A professora Idelma Santiago da Unifesspa foi até o Assentamento 26 de Março no sábado à tarde e saiu revoltada com os relatos da barbárie cometida.
Em suas palavras, descreve o horror relatado pelos moradores : […] pessoas de todas as idades. Muitos rostos gastos pelo tempo e pelo sol. Muitas crianças! Todas contavam. Os tiros, o fogo queimando tudo – os barracos, os documentos pessoais, os carros, as motos, os celulares e, os cachorros, atirados vivos para queimar no fogo na frente de todos/as indiscriminadamente. O que não foi queimado foi roubado (celular, dinheiro, dentre outros objetos). Um estudante da Unifesspa teve sua mochila queimada, com o livro que estava de empréstimo da biblioteca da Universidade. Depois, vêm os relatos da fuga para salvar a vida, incluindo o cuidado com aqueles que estão na mira da bala. A madrugada de famílias, crianças separadas, perdidas, salvas pelo instinto e a coragem, onde os/as filhos/as são de todos. (Texto publicado em sua página do Facebook).
Para a professora, “[…] foi um ato criminoso de atentado contra a vida de pessoas indefesas, incluindo crianças, num conluio de agentes que na minha memória remonta à década de 1980, ainda na ditadura militar.” Lendo o relato da professora Idelma Santiago e sua indignação frente à retirada dessas famílias, perguntamo-nos até quando vamos presenciar tamanha violência nessas terras do estado do Pará? Quantas pessoas perderam suas vidas e outras continuam ameaçadas diante da ação de latifundiários, do agronegócio exportador que dilacera direitos e dignidade? Pessoas pobres, sem-terra, trabalhadores rurais não tem vida, dignidade, não merecem respeito em seus direitos enquanto cidadãos? Lamentável que o Tempo de guerra, o tempo sem sol volte percorrendo veias, sangrando, derramando lágrimas e aniquilando vidas.
O acontecimento descrito nesse texto possibilita pensar nesse tempo histórico que, como um trem deslizando sobre os trilhos, carrega em seus vagões mudanças e permanências. Essas últimas pautadas na violência agrária que persiste nessas terras da Amazônia e em suas fronteiras. Um tempo que registra a “guerra” do agronegócio, das queimadas, das plantações de soja e milho, dos castanhais que cederam lugares para o gado bovino. Nesses vagões, segue a luta pela reforma agrária, a luta por dignidade e respeito em terras “sem lei”. Até quando vamos viver esse “tempo de guerra, esse tempo sem sol?
Referências
G1- Pará. Disponível em: <https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/07/28/policia-investiga-suposto-ataque-em-fazenda-reocupada-por-trabalhadores-rurais-em-maraba.ghtml>. Acesso em: 29 jul. 2018.
Rede Brasil Atual. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/07/familias-de-acampamento-em-maraba-sao-ameacadas-e-atacadas-por-pistoleiros>. Acesso em: 29 jul. 2018.
SOARES, Polliane. Acampamento Hugo Chaves. 2017. (3:46 mim). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Sjws4AfY2VM>. Acesso em: 29 jul. 2018.
SILVA, Idelma Santiago de. O lado certo da História: solidariedade às famílias acampadas do Hugo Chaves. Disponível na página do Facebook. Acesso em: 30 jul. 2018.
Agradeço a leitura carinhosa e atenta de Erinaldo Cavalcanti e Idelma Santiago da Silva.